Aprenda como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica

Sistemas OnGrid ou Grid-Tied são sistemas projetados para torna sua residencia em uma unidade geradora de energia. Toda energia gerada pelos paineis fotovoltaicos serão direcionadas para a rede de energia da distribuidora e poderá ser utilizada posteriormente quando seus paineis não estiverem produzindo energia, como por exemplo a noite.

Esta é uma maneira pratica, rapida e segura de ecnonomizar energia em sua residencia!

about-solar_3

Como funciona um Sistema Conectado OnGrid ?

O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:
Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada – AC) que você precise usar.
A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.(*1)
O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira “créditos de energias” para serem utilizado a noite ou nos próximos 36 meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!!

(*1) – Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica e, variam bastante.

(*2) – O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia ). Desta forma ele será capaz de medir a energia que voce consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando “créditos de energia” (3).

(*3) – Os “Créditos de Energia” são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico voce recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando voce recebe a sua conta de luz,  você vai ver quanto de energia voce consumiu da rede e quanta energia voce injetou na rede. Se você injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses. (4).

(*4) –  Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial).
Na página “A REGULAMENTAÇÂO” fazemos um resumo de como esse sistema de créditos funciona. De qualquer forma, isso é uma coisa que a empresa que vai instalar o seus painéis solares sabe e vai poder lhe explicar quando estiver fazendo o seu orçamento.

Projeto e Acesso junto a Distribuidora

Para que sua instalação possa receber os creditos pela energia gerada, precisamos elaborar um Memorial descritivo do projeto e homologa lo junto a distribuidora. É um processo burocratico e exige que um Engenheiro se responsabilize pelas instalações e a conformidade dos equipamentos. (resolução normativa 482/2012 ANEEL)

Não se preocupe, pois cuidamos de tudo isso para você.

Engenheiros qualificados para o projeto e treinados junto aos fabricantes, para execução dos trabalhos nos equipamentos instalados, suporte juridico se necessário e administrativo, garantem uma rapida aprovação com as distribuidoras, garantindo o tempo máximo exigido pela lei.

 

Solicite uma cotação

Seu nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone

Endereço

Aplicação

Sistema

Consumo Mensal Energia em KWh/mes

* Para um calculo mais aproximado, utilize a média de consumo nos ultimos 12 meses.

Valor Cobrado Ultima Conta (R$)

Se preferir, Envie sua conta de Energia

Sua mensagem